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Nutrição: 20 mitos (Parte II)

por Cátia Reis, em 24.09.14

Mais uma quarta-feira, mais um post sobre nutrição e os seus mitos e verdades. Para quem ainda não leu a primeira parte, basta clicar AQUI. Já sabem, esta rubrica vai ser dividida em quatro partes, sendo que hoje trago-vos mais cinco dicas indispensáveis para fazerem as escolhas acertadas neste campo.


 



 


6. O chá de flor de sabugueiro ajuda a aliviar os sintomas de gripe.


VERDADE: Este chá é reconfortante em sintomas e casos de gripe, uma vez que obriga o corpo a transpirar e funciona como um anti-inflamatório.


 


7. O mel engorda menos do que o açúcar.


MITO: Fornece pouco mais do que energia ao organismo. Embora tenha uma menor quantidade de nutrientes, o mel é uma opção mais saudável do que o açúcar branco refinado, uma vez que contém menos calorias. No entanto, sendo mais denso, uma colher de sopa de mel pesa mais do que uma colher de sopa de açúcar, podendo estar a fornecer ao organismo mais calorias.


 


8. Os peixes gordos são aconselháveis na alimentação quotidiana.


VERDADE: Os peixes gordos são ricos em ácidos gordos ómega 3, vitamina B12, ferro e proteínas. Encontras estes nutrientes em peixes como as sardinhas, anchovas, atum, salmão, cavalas e trutas.


 


9. Os produtos de dieta não engordam.


MITO: Não têm adição de açúcar nem possuem sacarose, tendo, em média, cerca de uma caloria, o que significa que não provocam um aumento dos níveis de açúcar no sangue. No entanto, podem apresentar um elevado teor calórico, como por exemplo, nos chocolates, gelados e outras sobremesas.


 


10. Sumo de laranja com beringela combate o colesterol e ajuda a emagrecer.


VERDADE: Tal como todos os legumes e frutas, a laranja e a beringela ajudam a diminuir a absorção de gordura e colesterol dos alimentos.


 


A terceira parte estará por aqui no primeiro dia do próximo mês!


 

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