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Nutrição: 20 mitos (Parte III)

por Cátia Reis, em 01.10.14

Seja bem-vinda quarta-feira! Para quem ainda não está a par, nas passadas duas quartas-feiras tenho apresentado por aqui uma rubrica especial sobre nutrição (PARTE I e PARTE II)! Hoje trago-vos mais cinco dicas de como assimilarem os nutrientes correctos para a realização das vossas funções vitais! 


 



 


11. Beber líquidos durante as refeições engorda.


VERDADE: A pessoa não engorda ao comer e beber ao mesmo tempo. Todavia, se a bebida for consumida em excesso durante a refeição, pode dilatar o estômago e o processo de digestão será mais longo. Assim, torna-se preferencial beber durante os intervalos das horas das refeições principais.


 


12. A ameixa facilita o pleno funcionamento do intestino.


VERDADE: A ameixa contém vitamina E, ajuda a proteger a epiderme das consequências do envelhecimento, retardando o aparecimento de rugas. É ainda uma fruta rica em potássio, fibra e ferro. Esta é composta por substâncias que estimulam os músculos do intestino grosso, podendo ajudar em situações de prisão de ventre.


 


13. A água com gás e os refrigerantes causam celulite.


MITO: A água, independentemente de ser natural ou com gás, não contém calorias ou gorduras. Em relação aos refrigerantes, o problema está na quantidade de açúcar que escondem, cerca de cinco por cento, contribuindo para a cárie dentária.


 


14. A carne de porco faz mal à saúde.


MITO: É uma das carnes mais magras que deves consumir, pois é uma óptima fonte de vitamina B, proteínas e zinco. O truque está em optar por carne de porco sem gorduras, preferindo assada ou grelhada.


 


15. As bebidas alcoólicas são benéficas ao organismo.


VERDADE: Desde que seja consumido com moderação, ou seja, duas unidades para as mulheres e três para os homens. Dentro dos limites, o álcool ajuda a estimular a boa disposição e diminui o risco de doenças coronárias. Mas, em excesso, o organismo ganha uma dose extra de calorias e está sujeito ao desenvolvimento de certos cancros. 


 


 


Na próxima quarta-feira será postado a última parte desta rubrica importante para o nosso quotidiano alimentar! Fiquem atentos!


 

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